O iPhone 13 pode fazer chamadas sem sinal de operadoras, ou ao menos é o que diz o analista Ming-Chi Kuo. De acordo com ele, uma fonte confiável quando falamos sobre vazamentos do mundo tech, os novos aparelhos da Apple irão utilizar um recurso que não precisa de sinal no celular para que ele faça chamadas ou envie mensagens.
LEO dispensa cobertura das operadoras
A tecnologia conhecida pela sigla LEO (Low Earth Orbit, ou órbita terrestre baixa, em português) utiliza satélites que ficam mais próximos à Terra, e são capazes de fornecer sinal para dispositivos menores. Inclusive, esse tipo de recurso já é utilizado pela Starlink, do Elon Musk. O sinal oferece é mais estável e por isso oferece mais confiança para situações de alto risco.
Com chips que conseguem se comunicar com esse tipo de satélite, a conexão das operadoras seria dispensável aos iPhones. Os satélites LEO tem um alcance muito maior e cobrem qualquer área, mesmo aquelas que ainda não foram alcançadas pelas operadoras. Sendo assim, o usuário consegue fazer ligações, utilizar a internet e enviar mensagens a qualquer momento.
Função deve servir para emergências, por enquanto
Por ser uma tecnologia relativamente nova, pode ser que ela só chegue ao iPhone 13 para casos emergenciais. A expectativa é de que ela já esteja disponível neste ano, mas para o envio de mensagens de texto apenas. Dessa maneira, os chips LEO seriam ativados somente quando o usuário estiver sem sinal da operadora e lidando com uma emergência. Ela seria um recurso a parte do iMessage e das SMS, utilizada exclusivamente para casos graves.
Outra possibilidade é que esse recurso ainda nem esteja disponível na versão de 2021 do iPhone. Pode ser que ainda seja cedo para incluir a novidade nos aparelhos, já que a Apple costuma esperar que as tecnologias estejam avançadas para torná-las parte de seus produtos. De todo modo, vale a pena saber que a marca da maçã vem explorando esse tipo de ideia.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.