Com tanta exposição, é difícil saber como proteger os dados na internet. E se você tem acompanhado as notícias ultimamente, deve saber que quase todos os brasileiros tiveram dados como o CPF e outros documentos vazados. Mas agora que muitas informações pessoais já foram expostas, você sabe como se proteger? No post de hoje , daremos dicas valiosas para manter-se alerta depois deste vazamento, e evitar um golpe em outras plataformas também.
Proteger dados que já foram vazados
Apesar de parecer que já não tem muito o que fazer sobre as informações de milhões de brasileiros que foram expostas, você pode se prevenir dos golpes que são fruto do vazamento. A partir de agora, redobre o cuidado ao clicar em links, passar dados pessoais por mensagens ou atender às solicitações de empresas.
Essa medidas de segurança precisarão valer por muito tempo, não só para os próximos meses. Uma vez que os dados já foram expostos, eles podem ser vendidos e utilizados por vários anos, então será necessário ter bastante cautela e estar atento aos possíveis golpes daqui pra frente.
Uma das tentativas mais comuns até agora é a ligação com o próprio número do usuário. Então, ao receber uma ligação do seu próprio número não atenda e entre em contato com sua operadora o mais rápido possível. Esse é um dos golpes que rouba dados e o número de telefone, e pode ser bem prejudicial para quem o recebe.
Manter as contas com alta privacidade
Esse é um ponto importante para proteger os dados na internet. No caso do Facebook, restrinja quem pode ver seus posts acessando as configurações de privacidade e alterando para a maneira que achar melhor. O ideal é permitir que somente os seus amigos visualizem suas fotos, publicações etc, e se você é ainda mais reservado, pode permitir que somente um grupo de pessoas específico interaja com as postagens.
Já no Instagram, é possível deixar a sua conta em modo privado, dessa maneira somente as pessoas que você autoriza podem te seguir e ver suas publicações. Outro recurso lançado recentemente pela rede é a possibilidade de criar uma lista de melhores amigos. Depois de selecionar alguns seguidores, você pode mandar os seus stories para eles sem que ninguém mais veja.
Deslogar contas inativas
Sabe quando você faz o cadastro em algum site ou app, e pra ficar mais fácil acaba usando seu Facebook ou Gmail pra se conectar? Pois é, o que acontece é que alguns sites podem acabar utilizando seus dados fornecidos pelas redes sociais ou pelo email caso você os deixe eles inativos por muito tempo.
O ideal é buscar as contas vinculadas ao e-mail e ao Facebook de tempos em tempos. Dessa maneira você protege parte dos seus dados, e até evita que a plataforma fique sobrecarregada.
A boa notícia, é que as configurações e políticas de privacidade tem melhorado bastante e fazem o uso das redes bem seguro. No entanto, o ideal é evitar qualquer surpresa e não deixar seus dados tão abertos.
Cuidado em computadores públicos
Pode ser no computador da faculdade, xerox ou no trabalho, mas não é raro que a conta Google ou alguma rede social fique salva automaticamente nas máquinas. Pra evitar esse tipo de situação fique sempre atento à opção de salvar a senha que aparece normalmente perto do botão de login.
Mas caso você não tenha prestado atenção, ou acredite que alguém possa estar usando sua conta, verifique quais dispositivos estão conectados à sua conta nas configurações do Google. Se não reconhecer algum deles, pode excluir rapidamente e impedir que o computador ou celular acesse suas redes novamente.
No caso do Facebook, ou outras redes sociais, basta mudar a senha e qualquer dispositivo com a senha antiga será desconectado automaticamente. Você também pode fazer isso com sua conta Google para garantir a máxima segurança. O que vale aqui é colocar uma senha bem diferente da anterior para evitar problemas.
Duvidar de informações duvidosas
O ideal é sempre ter muito cuidado com as informações que certos sites pedem. Evite fazer compras em lojas pouco confiáveis, ou opte pelo cartão online, que pode ser usado somente uma vez e num valor pré-estabelecido. Outra dica boa é ter os apps dos seus cartões e bancos sempre bem atualizados no aparelho. Assim, quando uma movimentação suspeita acontecer, você tem a facilidade de entrar em contato com eles bem rápido.
Sobre compras online, temos um post inteiro dedicado aos golpes que são mais comuns na Black Friday, mas que podem acontecer em qualquer época do ano. Vale a pena dar uma olhada.
E aí, gostou das nossas dicas? Conta pra gente se já passou por algum problema de falta de privacidade ou segurança na internet.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.