O OnePlus foi anunciado em Abril, e não recebeu muita atenção. No entanto, o celular que normalmente é conhecido por não entregar boa qualidade na captação de imagens, tem um ponto surpreendente nessa nova edição. A novidade é uma câmera raio-x que vê através de certos objetos quando o filtro Photochrom é ativado.
Imagem: Android Pit
Pelas fotos acima, o funcionamento do filtro fica mais claro. Dá pra ver que ele é capaz de “ignorar” alguns tipos de material e captar imagens do que está por trás. A diferença entre a foto feita por uma câmera comum e os sensores do OnePlus é incrível. No entanto, esses sensores “raio-x” só podem atravessar objetos na cor preta e que sejam feitos de um plástico ou tecido mais fino. Como é o caso de camisetas, e controles de tv.
Como funciona
A maioria dos smartphones tem dispositivos que bloqueiam os raios infravermelhos nas fotos. Isso porque, essa luz imperceptível aos olhos nus pode afetar as cores e o resultado final da imagem. Em alguns casos, alterações são feitas em celulares comuns para que as fotos tenham um efeito mais “artístico” ao captar esse tipo de luz.
O que acontece no OnePlus 8, então, é o desligamento do dispositivo que impede essa entrada de luz. O filtro Photochrom faz com que os raios infravermelhos possam ser detectados pelo sensor, identificando imagens através de alguns objetos.
Dá pra ver através das roupas?
Apesar de esse novo efeito de câmera “raio-x” ser bem interessante e potente, ele não permite ver o corpo de uma pessoa através de sua roupa. Isso porque a imagem captada anda é de baixa qualidade, e detecta componentes que tenham um grande contraste de cor. Já podemos ficar aliviados, né?
No vídeo abaixo, dá pra acompanhar alguns exemplos de funcionamento da câmera através dessas lentes a partir de 1:30, e a partir de 5:00 dá pra ver as imagens captadas através de roupas pretas. Confira:
Repercussão da “câmera raio-x”
Depois de quase uma semana de repercussão desse efeito raio-x do aparelho, a One Plus se posicionou e disse que pretende desativar o filtro. A solução não é definitiva, e a empresa deve, ainda, utilizá-la de uma maneira mais segura para os usuários. Através de um comunicado, a marca se desculpou por colocar a privacidade de seus clientes em risco.
E aí, o que você achou disso tudo? A gente já imagina essa tecnologia chegando e breve a outros aparelhos, o que você acha?
Evaneo Carlos Garrone
27 de abril de 2022 at 23:36
Vou esperar pra ver se funciona mesmo
Arthur Pedro Dos Anjos Neto
24 de abril de 2023 at 19:20
Deve ser legal