Ontem(6), a Caixa Econômica Federal anunciou o app “Auxílio Emergencial”. Como o nome explica, ele facilita o cadastro para o recebimento da ajuda financeira durante o surto de covid-19. No entanto, algumas pessoas ainda não sabem como se cadastrar para receber o auxílio emergencial. Além disso, antes de começar a utilizá-lo vale notar que muitos outros aplicativos falsos foram lançados com nomes parecidos, mas com intenções bem diferentes.
Como reconhecer o app
Então, pra que você não caia numa cilada, a gente te diz que é necessário conferir o nome e origem do app. Assim como você vê na imagem abaixo, o nome completo e oficial do aplicativo é “CAIXA | Auxilio Emergencial” (destacado em vermelho), e logo abaixo você pode ver o nome do desenvolvedor, a Caixa Econômica Federal (destacado em verde).
Pra encontrar o app você pode buscar por “Caixa Auxílio Emergencial”. Mas não se esqueça de conferir a foto, nome completo e o desenvolvedor do app.
Ah, caso você prefira, pode fazer tudo pelo site oficial da Caixa, o processo é o mesmo, e basta seguir nosso tutorial. Por último, ainda existe a opção de ligar para o número 0800 726 0101 e fazer o seu cadastro. Em qualquer uma das opções, é necessário sempre verificar se o cadastro foi completado, e se você está apto a receber o Auxilio Emergencial.
Passo-a-passo
Agora que você já sabe qual aplicativo certo pra baixar vamos lá:
1. Abra o app, e clique em “Realize sua Adesão”.
2. Confira se você segue os requisitos listados pelo aplicativo e, caso esteja tudo certo, selecione as opções que confirmam, como indicado na imagem abaixo.
3. Insira os seus dados conforme o app sinaliza, e clique em continuar.
4. Insira o seu número de celular no lugar indicado, e selecione a operadora do mesmo na clicando na seta ao lado.
5. O app solicita um código que chegará ao seu celular por SMS. Mesmo que o indicado sejam 10 minutos, pode ser que demore um pouco por conta da alta demanda. Mas caso o tempo de espera seja muito maior que isso, tente novamente recomeçando tudo desde o primeiro passo.
Se você já recebeu os números por mensagem de texto, basta inseri-los e clicar em “Continuar”
6. Em seguida, indique sua atividade profissional, e a média de ganho mensal (Neste caso, você deve informar seu salário correspondente ao período anterior à quarentena). Clique em continuar.
7.Informe a quantidade de pessoas adultas que vivem com você, e, caso você seja uma mulher chefe de família, assinale a opção indicada abaixo. Clique em “Continuar” para chegar a próxima tela.
8. Você precisa de uma conta poupança para receber o auxílio Caso você ainda não tenha uma, pode clicar na opção “Abrir uma conta e Receber”. Mas caso vocêjá tenha uma conta poupança, pode clicar em “Receber em conta existente e inserir seus dados.
9. Depois de finalizar o processo com as contas de Banco, é importante que você confira suas informações antes de terminar o cadastro.
Data de pagamento
Pronto! Dentro de 1 dia você deve receber o resultado do seu cadastro. Caso você tenha sido aceito, receberá o auxílio em 3 parcelas de R$600, nos dias 09 e 14 de março, e 29 de maio.
E aí, ficou com alguma dúvida sobre como se cadastrar para receber o auxílio emergencial? Manda pra gente nos comentário que a gente te ajuda.
E pra ler mais dicas e notícias sobre o mundo tech acesse o Blog Empório.