A Justiça Eleitoral disponibilizou em seu site diversos serviços online para que os eleitores com alguma pendência possam solicitar a regularização. Os recursos continuarão disponíveis por algum tempo, mas o prazo final para a normalização do título de eleitor continua sendo 6 de Abril.
Entre as funções disponíveis estão a emissão de certidões de quitação eleitoral, de crime eleitoral, filiação partidária, negativa de alistamento e composição partidária. Ainda pelo site, é possível fazer a inscrição para trabalhar como mesário nas próximas eleições, e consultar a situação do título de eleitor. Todos esses serviços podem ser encontrados no site oficial do TSE.
Outra funcionalidade ofertada pelo órgão federal é a possibilidade de emitir um novo Título de Eleitor, alterar as informações de um já existente, ou ainda solicitar a segunda via.
Emitir Título online
A emissão de um novo Título de eleitor online e a correção das informações que constam no mesmo podem ser feitas através desse link aqui. Mas vale lembrar que para realizar qualquer um dos serviços é necessário certificar-se de que você tem em mãos todos os documentos listados abaixo:
- Documento de identidade com foto
- Certidão de nascimento
- Comprovante de residência atualizado
- Certidão de casamento (caso haja)
- Certificado de quitação do serviço militar (caso haja)
Para cada documento você deverá tirar uma foto (de frente e verso, quando pedido) e adicioná-la ao local correspondente assim que necessário.
2º via digital
Desde o cadastramento biométrico, o aplicativo e-Título é uma opção que dispensa o título em sua forma física. Durante a quarentena, aderir ao documento online é um boa opção, além de dispensar o acúmulo de papéis.
Basta baixar o app e inserir seus dados. O título de eleitor online ficará salvo, e o QR Code no fim da página substitui uma nova versão impressa do documento até mesmo durante o voto nas eleições.
Ficou com alguma dúvida? Escreve aqui nos comentários que a gente te ajuda 😉