Pra garantir um Carnaval bem divertido é preciso falar da nossa segurança durante a festa. Lá no Instagram da Empório nós demos algumas dicas pra evitar o furto ou perda dos celulares na folia, e nesse post aqui você descobre o que fazer caso já o tenha perdido.
Outro ponto muito importante que a gente não pode deixar de lado é o uso de cartão, dinheiro ou pagamento por contato. Você deve ter ouvido alguém falar sobre os inúmeros tipos de golpe que acontecem nessa época, e a gente lista abaixo como se proteger de alguns deles usando as formas de pagamento com cautela. Confira:
-
Dinheiro
Um dos mais seguros no Carnaval, levar dinheiro pode ser uma boa opção durante a folia. A vantagem é que caso você o perca, ou seja assaltado, não tem nenhuma burocracia ou preocupação extra. Outro ponto positivo é que ainda dá pra pechinchar com os vendedores ambulantes.
O lado negativo de levar somente o dinheiro, é que não você não poderá gastar nada a mais do que o previsto assim que saiu de casa, e ainda precisa controlar o dinheiro durante a folia. Pra contornar isso, você pode comprar os bilhetes de metrô previamente, ou separar o valor do uber num bolso só dele.
A gente também aconselha que você divida o dinheiro em bolsos diferentes. Dessa forma, caso alguém alcance um deles, ainda te restarão os outros.
-
Pagamento por aproximação
Seja utilizando o próprio celular com NFC, ou um cartão que faça pagamentos dessa maneira, usar somente a aproximação pode evitar o golpe do cartão trocado, por exemplo. A rapidez da transação também é um ponto importante, já que o ideal é não ficar com objetos de valor nas mãos por muito tempo.
A desvantagem dele é que em caso de assalto, a urgência de bloquear o cartão ou o app no celular é um pouco maior. Mas pra evitar esse problema, a gente sugere que você defina um limite bem baixo para o cartão. Assim, caso algo aconteça o prejuízo tende a ser menor.
Outra recomendação é não entregar o cartão ou celular para o vendedor durante o pagamento, ainda é importante conferir o valor antes de aproximá-lo da máquina. Não se esqueça, também, de deixar o seu celular com senha, especialmente se os apps do banco estiverem lá.
-
Cartão de crédito/débito
A última opção é um pouco menos segura que as outras. O golpe da troca de cartão é muito comum nos carnavais de rua. Ao entregar o seu, você acaba recebendo outro de volta, e no meio da folia pouca gente confere seus dados antes de guardá-lo na carteira. Além disso, a burocracia de cancelar o cartão, e solicitar outro pode ser um ponto bem negativo caso você o perca.
O ideal aqui é diminuir o limite na função crédito. Para o débito, algumas empresas permitem que você guarde parte do seu dinheiro, e deixe somente uma certa quantia para uso. Essa é uma ótima opção, até para o próprio controle de quanto você planeja gastar cada dia.
Gostou das nossas dicas? Não esqueça de conferir as outras pra garantir que seu carnaval seja cheio de diversão e segurança.