Descubra no Blog Empório do que são feitas as telas de celular, e saiba como elas se tornaram cada vez mais resistentes e adaptáveis.
Ao nos perguntarmos do que são feitas as telas, a resposta na verdade é bem simples: a maior parte das telas de celulares são feitas de vidro. O material, apesar de mais suscetível a danos numa queda, oferece melhores imagens e ainda risca com menos facilidade. Além disso, com os diferentes tipos de display é possível garantir várias qualidades de exibição, e ainda ter telas mais finas.
No entanto, com a chegada dos celulares dobráveis no mercado, cada vez mais aparelhos recebem um display com uma espécie de plástico chamado de polímero. Esse material é mais flexível e raramente fica marcado depois de várias dobras. Além deles, alguns modelos com “resistência militar” também tem uma tela de plástico para garantir que ela não vá se quebrar facilmente. Esse tipo de dispositivo costuma ter uma estrutura mais forte, e é feito especialmente para situações extremas.
Aparelhos dobráveis como o Galaxy Z Fold 2 tem uma tela feita de polímeros.
Riscos na tela
Como já dissemos, as telas de vidro são mais difíceis de riscar graças à sua dureza. Principalmente com o avanço da tecnologia Gorilla Glass, os displays de vidro ficaram ainda mais confiáveis e resistentes. Os modelos mais avançados sofrem danos raramente, e nestes casos absorvem o impacto impedindo que ele chegue aos outros componentes.
Enquanto isso, as telas de polímeros, ou plástico, não têm a mesma resistência aos riscos. Caso seu aparelho tenha esse tipo de display e entre em contato com chaves ou outros objetos mais pesados, ele pode sofrer riscos bem fortes até um momento em que fica difícil utilizá-lo. No vídeo é possível ver o Galaxy Fold exposto a situações extremas, mas que demonstram a fragilidade da tela em relação aos riscos.
Telas mais finas
Além do problema com os riscos, os displays de vidro permitem que tenhamos telas muito mais finas nos aparelhos. Isso ajuda muito na qualidade e resposta do touchscreen e também no peso do equipamento. Já no caso das telas de polímeros, por serem uma tecnologia pouco explorada, elas ainda são um pouco mais robustas em relação ao vidro. E exatamente por serem mais espessas, elas oferecem também uma qualidade de imagem bem menor.
Ficou com alguma dúvida sobre as telas? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.