Não é novidade que o Google Tradutor vem aprimorando suas funções a cada ano, e que de uns tempos pra cá, consegue entregar resultados de um jeito muito mais preciso. Mas a novidade da marca pra 2020 é que a ferramenta vai ser capaz de fazer transcrições traduzidas a partir de áudios gravados com o celular.
Segundo as demonstrações feitas pela própria empresa, a velocidade de tradução dos áudios já é relativamente alta, mas ainda deve melhorar com o passar do tempo.
A meta é que um não falante do idioma consiga obter tradução simultânea da língua como se ela estivesse sendo feita por um local. No entanto, apesar das grandes expectativas, vale lembrar que a ferramenta ainda depende da conexão com a internet. Então caso a ela esteja fraca, nem tudo deve funcionar com tanta velocidade.
Outro ponto que pode interferir na tradução ou velocidade é a qualidade do áudio gravado. Por interferências externas ou do próprio microfone, pode ser que a plataforma não consiga traduzir com a precisão e velocidade esperadas.
De qualquer maneira, o Tradutor da Google é uma ferramenta bem acessível, e é uma ótima notícia saber que planeja inovações ainda maiores. Agora basta esperar por esse plano sendo colocado em prática pra que a gente possa testar.