O que muita gente já esperava tem se confirmado: Devido ao surto do covid-19, a economia de grande parte dos países foi afetada principalmente nos setores de elétrica e eletrônica. Segundo a Associação do setor (Abinee), ao menos 57% das empresas da área no Brasil já sofreram o impacto.
Com o surto do covid-19 tão evidente na China, muitas empresas diminuíram ou pararam completamente sua produção até que haja um controle sobre a doença. Mesmo o material já produzido por lá também enfrenta certa dificuldade para sair do país devido à maior rigorosidade nos portos ao redor do mundo. E por conta da falta de peças chegando por aqui, a produção e montagem ficam comprometidas caso a proliferação do vírus não diminua.
Impacto no PIB
Mesmo que a notícia seja bem alarmante, o impacto da epidemia sobre a economia nacional deve significar uma queda de cerca 0,3 ponto percentual no PIB. Um fator preocupante é que ainda não há previsão para o fim do surto, e, em caso de longa duração, não é possível compreender os efeitos sobre o cenário mundial. Mesmo assim, a estimação é que o PIB cresça, pelo menos, o mesmo que no ano passado.
O vírus
O covid-19 (coronavírus) foi detectado pela primeira vez em dezembro de 2019. De lá pra cá já são milhares de contágios pelo mundo, sendo que o principais focos da doença estão, agora, na China e Itália. No Brasil, são 2 casos confirmados, sendo que mais de 240 suspeitas já foram descartadas. Por enquanto, as duas ocorrências por aqui são de pessoas que visitaram a Itália e retornaram com o vírus. Isso é uma ótima notícia, porque significa que ele ainda não circula oficialmente pelo Brasil .
Pra não perder nenhuma notícia, confira as redes sociais da Empório.