Enquanto o Galaxy Z Flip nem chegou por aqui, o Motorola Razr 2019 já teve todas suas unidades vendidas. A verdade é que desde o fim do ano passado os dobráveis tem conquistado as principais notícias, sejam elas positivas ou negativas. Mas falando destes dois modelos, qual será que se saiu melhor?
Em meio às polêmicas dos dois lados, a gente reuniu tudo o que sabemos sobre eles. Assim, fica fácil escolher um, ou amar os dois. Confira:
Tela
Mesmo que a tela do Motorola seja um pouco menor, com 6.2 polegadas contra 6.7 do Samsung, os dois tem as bordas maiores, o que mostra que ainda é difícil alcançar um bom resultado com esse tipo de aparelho. Pra deixar as diferenças claras, o Razr tem a tela com notch estilo iPhone 10. Além disso, ela é curva na parte de cima, o que pode dar um aspecto legal, mas não funciona muito na prática.
Ainda falando do Motorola, seu display é feito num tipo de plástico. Isso muda bastante a sensação ao toque, e não dá uma qualidade muito boa. Vale lembrar, também, que essa tela recebeu muitas críticas dos usuários. Pra alguns, ela produzia um estalo ao ser dobrada, pra outros, ela começou a descolar com pouco tempo de uso.
Enquanto isso, o Z Flip mantém a tela com notch central. O design é mais clean, e mais “aproveitável” por apps e outros recursos. Segundo a própria Samsung, a tela do smartphone é feita num tipo de vidro bem fino que pode ser dobrado. Mais uma vez, o display também foi alvo de críticas porque parece ser muito frágil. Além de poder ser riscado facilmente, ele quebrou ao meio assim que um usuário dobrou o aparelho pela primeira vez.
Design
Nesse quesito os dois estão praticamente empatados. Tanto o Z Flip, quanto o Razr tem um modelo que diminui em comprimento ao ser dobrado. Ao contrário do Fold, eles aproveitam a tecnologia para ser mais compactados.
Dá pra dizer que o Razr tem um design bem retrô. Esse é um dos motivos do seu grande sucesso, inclusive, porque o modelo é inspirado no celular febre dos anos 2000. Quando fechado o aparelho tem uma tela bem funcional de 2.7 polegadas. Por ela é possível ler notificações, tirar fotos, gravar vídeos e utilizar comandos simples. O Motorola é feito em vidro na parte da frente e metal na traseira.
Apesar de os modelos serem bem parecidos, o Z Flip tem um design bem diferente do outro aparelho. Pra começar, ele tem a carcaça toda com acabamento em vidro. Muita gente o criticou, porque o considerou muito simples, mas parece ser essa a intenção da marca. A tela frontal é bem menor que a do Razr, e tem só 1.1 polegadas. Nela é possível visualizar as notificações, e utilizar a câmera para fotos, já que o aparelho não filma enquanto fechado.
Câmeras
Falando em câmeras, as propostas dos dois celulares são bem diferentes. O Galaxy Z Flip segue a tendência de câmera dupla traseira. São 2 sensores de 12Mp cada. Na parte frontal, o aparelho tem apenas um sensor de 10Mp, o que é bem satisfatório.
O Motorola Razr tem câmeras mais “básicas”. Com o apelo maior ao design vintage, ele não chama muita atenção com a câmera frontal de 5Mp, e a traseira de 16Mp.
Desempenho e bateria
Um ponto em comum desse modelos é a falta de expansão da memória interna. O Razr chega aos 128GB, e o Z Flip ao 256GB, mas nenhum deles permite que essa quantia seja alterada.
Outro aspecto parecido é a bateria pequena. Isso é totalmente justificável, porque a tecnologia dobrável ainda é nova, e precisa de espaço para ser executada. Adicionar uma bateria grande deixaria os aparelhos ainda mais “grosseiros”, sendo que ele já tem as bordas maiores e não são tão finos quando dobrados. Exatamente por isso, o Motorola e o Samsung tem baterias de 2510mAh e 3300mAh, respectivamente.
O destaque positivo dos dois é a RAM. O Razr tem 6 GB, e o Flip 8GB. Números bons, que garantem bastante velocidade e qualidade nas ações.
Preço
Nesta categoria não há diferença entre os dois, ambos tem preço oficial de R$9.000. Esse valor (alto) tem sido muito comum entre os tops de linha e dobráveis lançados recentemente. Tomara que diminua, né?
E aí, qual dos dois você gostou mais? Não dá pra negar que o Razr fica pra trás em alguns quesitos quando comparado ao Galaxy Z Flip, mas mesmo assim tem gente que ainda prefere o jeito mais “tradicional” da Motorola. Dá sua opinião pra gente nos comentários 😉