Muitas vezes a densidade de pixels das telas passa despercebida na hora de escolher um novo aparelho, ou ainda causa dúvida “Será que a densidade importa mais que a resolução do celular?”. Afinal, o que significa esse número indicado por ‘ppi’, e será que ele deve ser levado em consideração? Continue lendo para entender mais sobre ele.
O que é PPI?
PPI é a sigla para Pixels Per Inch em inglês, e pode ser traduzido como “pixels por polegada”. Essa denominação normalmente acompanha a resolução das telas de aparelhos eletrônicos, e indica a densidade de pixels no display.
Caso você esteja se perguntando, o nome Pixel vem da junção de picture(imagem) com element(elemento), e ele é a menor parte possível de uma imagem. Dessa maneira, a junção de vários pixels forma uma figura completa. Você já aproximou bastante o rosto de telas maiores e percebeu que ela era composta por quadrados bem pequenos? Esses são os pixels! Com uma variação de cores e luminosidade eles criam imagens.
Sobre a densidade de pixels, ela e a resolução estão diretamente ligadas uma vez que a resolução tem também a ver com o número de pixels. A diferença é que enquanto a resolução leva em conta a quantidade total de pixels, a densidade analisa o tamanho da tela em relação à resolução, ou seja, à quantidade de pixels.
Como a densidade é calculada?
Para chegar ao valor de densidade de pixels de um aparelho você precisa de uma fórmula matemática um pouco complexa. É necessário ter a medida da tela e resolução para calcular, e não somente contar o número de pixels numa polegada. No entanto, você pode consultar a calculadora de PPI online pra descobrir o seu. E se você não trabalha na área e quer somente saber mais sobre um aparelho, pode pesquisar o número de PPI dele na internet. Normalmente as fabricantes já disponibilizam essa informação no lançamento do modelo, então você não precisa se preocupar com cálculos complexos para comprar um novo dispositivo.
Quanto mais densidade de pixels melhor?
Em tempos em que temos telas cada vez melhores fica até difícil saber qual o limite de qualidade que se pode alcançar. Mas um ponto importante a ser destacado no caso dos celulares é que, devido ao tamanho da tela, a partir dos 300 PPI o olho humano não consegue identificar uma grande diferença na imagem. Além disso, aparelhos que tem um número de PPI muito alto tem, também, uma gasto elevado de bateria. Ou seja, você acaba gastando mais carga, por um resultado que não é tão eficaz na prática.
Já no caso das televisões e monitores, é possível notar uma diferença maior por conta do tamanho das telas. Então, para telas grandes realmente vale seguir a lógica de “quanto maior o ppi, melhor”. Você pode ler mais sobre isso no nosso post sobre resolução das telas.
Ficou com alguma dúvida sobre a densidade de pixels? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda.
Mais notícias e dicas sobre o mundo tech você encontra no Blog Empório.