Blog Empório

Leias nossos artigos e novidades

Funções escondidas na câmera Android

Por: Gabriela Vilhena
Em: 18 de outubro de 2019

A gente adora falar sobre fotos aqui no blog, e gosta ainda mais de dar dicas pros cliques. Depois de te ensinar a tirar fotos perfeitas com iPhone e ainda falar sobre edição básica de fotografia, resolvemos mostrar algumas funções que podem melhorar seu desempenho nas fotos com um Android. As câmeras podem variar um pouco, mas as dicas são gerais e servem pra quase todos modelos. Confira: 

 

Alterar tamanho da foto

tamanho 576x1024 - Funções escondidas na câmera Android

Quase todo mundo adora os stories do Instagram, e não perde uma chance de postar um clique bem conceitual. Mas você já deve ter notado que quando tira a foto com a câmera, e não no próprio aplicativo, ela não cabe direito na tela, e você acaba tendo que dar zoom ou deixar bordas nas laterais. 

Para resolver esse problema sem precisar abrir o Instagram pra tirar a foto, fica mais fácil configurar o tamanho da tela da câmera. A maioria dos celulares oferece as opções 4:3, quadrado ou tela cheia. E pra estar sempre preparado para gravar um storie e postá-lo depois, basta deixar a tela cheia. Muito fácil, né?

 

Botão flutuante

botao 576x1024 - Funções escondidas na câmera Android

Chegou o momento de tirar selfie, e você não sabe nem como segurar o aparelho, focar e apertar o botão de disparo ao mesmo. Calma, porque muita gente tem o mesmo problema, e acha difícil equilibrar o aparelho nas mãos. 

Mas a gente tem outra solução muito fácil pra esse problema: Basta ativar o botão flutuante na tela do aparelho. Ele nada mais é que um botão de disparo extra que pode ser movido para qualquer canto da tela, facilitando muito na hora de alcançá-lo.

 

Explore as opções

É comum que as pessoas comprem um celular com várias opções de câmera e não saibam como explorar. Tanto a câmera frontal quanto a traseira podem ter modo HD, Panorâmica, Foto sequencial, Esportes e por aí vai… Tente explorar essas diferentes formas de capturar uma foto e veja como resultado pode ser ótimo. 

Usar a Panorâmica, por exemplo, pode ser ótimo para fotografar paisagens. Já o modo Esportes captura um movimento rápido com muito mais nitidez que o normal. Vale a pena tentar.

Obs: Algumas funções podem não estar ativadas quando você compra o celular. Acesse as configurações de câmera, e em seguida métodos de disparo. Lá estarão disponíveis todos os jeitos diferentes de fotografar. 

 

Alterar ISO, WB e +/-

iso 576x1024 - Funções escondidas na câmera Android

Já dissemos muitas vezes que é muito interessante explorar seu aparelho para descobrir todas as funcionalidades,e neste caso não é diferente. A maioria dos celulares têm a opção Pro entre as disponíveis. E é aí que estão essas possibilidades listadas.

Vamos lá: O ISO é responsável pela entrada de luz na câmera, então quanto menor o número, menos luz a lente será capaz de capturar. Em ambiente escuros você pode deixá-lo no máximo, e em ambiente com iluminação muito baixa, pode diminuir para garantir que luz não fique “estourada”.

Já o +/- está também relacionado à quantidade de luz, mas funciona mais como um brilho na tela. Ele não é ligado à luz externa, e define se sua foto será mais escura ou mais clara.

Por último o WB tem funções que são como filtros para tipo de iluminação. Entre as opções nublado, luz do dia, fluorescente e incandescente e adapta a câmera para tirar a melhor foto possível em determinado tipo de luz. 

 

E aí, gostou das nossas dicas? Conta pra gente se conseguiu encontrar essas funções no seu celular, e se já colocou tudo em prática.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *