Com certeza você já pesquisou dispositivos e ficou em dúvida entre os diversos tipos de resolução das telas. As resoluções mais comuns são: HD, Full HD, 2K, 4K, 8Ke 10K. Mas afinal, o que significam esses nomes e como saber qual deles já é o suficiente para o uso médio, ou até para os tops de linha.
O que é resolução
Começando pelo mais simples, resolução das telas é a quantidade de pixels numa tela. Quanto mais pixels, mais detalhada fica a imagem e mais qualidade ela tem. O pixel é a menor parte de uma imagem, e a junção de vários deles forma uma figura completa. Para se ter um bom resultado são necessários vários pixels que sofrem alterações de luminosidade e cor, resultando numa imagem de boa qualidade.
A resolução normalmente é medida por dois números: “largura x altura” da tela. Então, um display com resolução 1920×1080 tem 1920 pixels na largura e 1080 pixels no comprimento. Exatamente nessa quantidade de pixels é que entram as nomenclaturas, e as indicações de qualidade como “720p”, também chamada de HD. Cada nome corresponde a um padrão de telas, que ao receber aquela denominação indica sua quantidade de pixels fixa. Veja só:
-
HD: 1280 X 720 pixels;
-
Full HD: 1920 X 1080 pixels;
-
2K: 2048 x 1080 pixels;
-
4K ou Ultra HD: 3840 x 2160 pixels;
-
8K: 7680 x 4320 pixels;
-
10K: 10240 x 4320 pixels
Além desses nomes, também vemos o uso dos números para indicar a qualidade da tela. Até a resolução 4K, a quantidade de pixels das colunas determina o nome, mas a partir de 4K utiliza-se o número das linhas. Por exemplo: As telas Full HD (1920×1080 pixels) também podem ser chamadas de 1080p. Já as telas 8K (7680×4320 pixels) recebem a denominação principal de acordo com o primeiro número arredondado, ou seja 8K.
Resolução e PPI
Ao escolher uma tela muita gente acaba prestando atenção à resolução e esquecendo completamente de sua densidade, que é medida por ppi (Pixels per Inch, ou Pixels por polegada em português). No entanto, vale pensar um pouco mais sobre a resolução. Já sabemos que ela indica a quantidade de pixels na tela, e que é um número padrão atribuído a um nome. Mas no caso de uma tela de celular de 5.7 polegadas, ter uma qualidade HD, ou seja 1280×720 pixels, é muito bom. Mas pensando numa televisão de 42 polegadas, ou uma tela de cinema de 500 polegadas, esse número de pixels não representa uma qualidade tão satisfatória assim.
É exatamente por isso que vale sempre a observação da densidade da tela. Esse número representa a quantidade de pixels num certo espaço, e quanto maior, mais pixels o display tem para formar uma imagem de qualidade superior. Mas atenção! No caso das telas de celular, o olho humano não é capaz de identificar grandes mudanças a partir de 300ppi. Além disso, uma densidade de pixels muito grande ainda pode consumir mais bateria, então nem sempre vale investir num aparelho com a densidade muito alta.
Resolução das telas da Apple
Há alguns anos, no lançamento do iPhone 4, a Apple anunciou suas telas do tipo Retina. De fabricação própria da empresa, elas não se encaixam nos tipos de tela comuns, e além disso tem resolução fora do padrão. A empresa atualmente já abandonou a retina, mas ainda segue trazendo resoluções que não se encaixam na nomenclatura tradicional. Dessa forma, fica mais difícil classificar exatamente qualquer modelo de iPhone em uma dessas categorias.
Ficou com alguma dúvida sobre o diferentes tipos de resolução das telas? Deixa aqui nos comentários que a gente te ajuda.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.
Daniel
20 de fevereiro de 2022 at 21:45
Ótima explicação.