Usar o celular na praia não é uma ideia muito boa, mas a gente sabe que é difícil ficar longe do aparelho por muitas horas, né? Com o verão aí, algumas dicas podem ser necessárias pra que você não corra nenhum risco, e não acabe estragando suas féria. Confira a lista simples que preparamos para você:
Cuidado com o calor
Já falamos aqui que calor e celular não combinam. A alta temperatura diretamente na bateria ou na tela pode danificar seu aparelho e até causar um acidente. A nossa dica é sempre colocar o celular onde ele não esteja diretamente exposto ao sol. O ideal é levar uma bolsa ou mochila para guardar o aparelho, e de preferência mantê-lo na sombra.
Perigos da areia
A areia é uma das principais ameaças para seu celular na praia. O mais óbvio é que ela pode chegar ao interior do aparelho por uma de suas entradas, e obstruir alguma coisa ou estragar outras. Vale dizer, ainda, que esse é um dos problemas mais comuns nas assistências técnicas nessa época do ano. O melhor para evitar o prejuízo é utilizar capinhas que fechem todas as possíveis aberturas.
Outro problema relacionado à areia tem a ver com a tela. O vidro é feito em grande parte de areia, e desse modo ela é capaz de riscá-lo com facilidade. A nossa dica aqui é sempre utilizar uma película protetora. Caso você não saiba qual escolher, neste post a gente fala sobre cuidados com a tela e uso de película.
Roubos e perdas
No verão o movimento nas praias aumenta e com isso o número de furtos e assaltos também. Além disso, com muita gente fica mais fácil perder o celular.
Por esses motivos é preciso ter cuidado redobrado nas viagens de fim de ano. Não deixar o aparelho exposto evita que alguma dessas situações aconteça. E pra prevenir roubos, não deixe suas coisas sozinhas na mesa quando for nadar ou tomar sol.
Se mesmo com esses cuidados algo acontecer, você pode conferir nosso passo-a-passo pra tentar recuperar seu celular em qualquer um desses casos.
Cuidado com a água
A água é sempre um perigo para celulares. Mesmo que eles sejam resistentes à ela, com o passar do tempo a proteção pode perder sua finalidade e acabar danificando o aparelho. Na praia o risco aumenta se você deixá-lo exposto. Por exemplo, o contato com a água do mar, água de coco e tantas outras bebidas podem provocar danos sérios.
Por isso, evite deixá-lo em cima da mesa ou em qualquer outro local que não esteja protegido desses perigos. Mais uma vez o ideal é guardar o aparelho numa bolsa bem protegida de líquidos e calor.
Utilize capinhas a prova d’água
Essa dica não é essencial, mas pode ajudar muito se seu celular não é a prova d’água. As capinhas à prova d’água normalmente são uma pequena bolsa plástica com fechos de zip que impedem que a água entre em contato com o aparelho.
No entanto, mesmo com a capinha é possível utilizar o celular e até mesmo tirar fotos. Inclusive, essa é uma ótima maneira de manter seu celular protegido de quase todas riscos da praia. Além disso, a dica serve como um complemento da anterior, caso você precise tirar o celular da bolsa por algum motivo, tenha uma capinha pra evitar de uma vez por todas os danos causados por líquidos.
Não deixe o celular no carro
Se você pensou em levar o celular à praia, mas mudou de ideia no meio do caminho, o melhor a fazer é deixá-lo guardado na bolsa junto com você até a hora de ir embora. O problema é que a temperatura dentro do carro tende a ser bem alta e, como já dissemos, isso pode afetar o aparelho gravemente.
E não só pelo calor, o celular visível dentro do carro também pode ser um alvo fácil para assaltantes. Então já sabe, caso você não queira deixar o celular em casa, melhor mantê-lo com você.
Seguindo essas dicas simples, fica bem mais fácil curtir o verão sem se preocupar com seu aparelho. Você tem alguma outra técnica pra cuidar do celular no verão? Conta pra gente aqui nos comentários!
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.