As câmeras de celular são um dos componentes que a cada lançamento ganham mais destaque e importância. Seja falando de lentes simples, frontais, duplas, triplas ou outras variações, elas sempre chamam muita atenção.
Hoje em dia, as câmeras são até mesmo ponto decisivo na escolha de um novo aparelho. Por isso, a Empório decidiu criar esse post com tudo o que você precisa saber sobre elas. Desde como escolher, até os detalhes das tecnologias que fazem parte das câmeras, a gente quer que você tire suas dúvidas sobre o assunto de uma vez por todas!
O que é Mp
Começando pelo básico, Mp significa Megapixels. Ele normalmente é utilizado para identificar a quantidade de pixels que uma foto capturada pela câmera tem. Vale lembrar que 1 Megapixel é o mesmo que 1.000 pixels, portanto representa um número bem grande.
Já na hora de escolher as câmeras do celular, ele até pode fazer a diferença. No entanto, a partir dos 12Mp o olho humano não consegue identificar uma melhora muito grande de qualidade, então vale muito mais a pena analisar outros pontos do conjunto fotográfico que vão além de sua quantidade de Megapixels.
Tipos de lentes
Falar nos tipos de lentes de celulares pode parecer bem complicado, mas a verdade é que elas têm funções bem claras e definidas. Basicamente, os aparelhos hoje em dia tem um conjunto composto por alguns dos 6 principais tipos de lentes: grande angular, ultrawide, macro, teleobjetiva, de profundidade e sensor monocromático.
A Grande-angular é a mais comum de todas e dá aquele aspecto de foto mais “distante” que vários celulares tem. Já a ultra-wide é a mesma lente, só que mais poderosa. Dessa forma, ela tem uma abertura maior e garante mais distanciamento, mesmo estando próxima do objeto.
A lente macro ainda não é tão popular nos aparelhos, mas com ela é possível captar imagens de objetos bem pequenos, ou de detalhes sem perder a qualidade. Ainda temos a lente teleobjetiva que é utilizada para um zoom muito bom e grande, e a de profundidade que também é bem comum e serve para desfocar o fundo. Finalmente, o último é o sensor monocromático que, como dá pra imaginar pelo nome, tira fotos em preto e branco com melhor qualidade.
O que é sensor tof
Falando em lentes, você já se deparou com um “Sensor Tof” ao ler sobre as especificações de um aparelho? Eles ainda não são muito comuns, e por serem uma tecnologia mais cara estão presentes nos celulares topo de linha, na maioria das vezes.
O sensor tem a função de aumentar a qualidade da profundidade de uma imagem. Ele funciona de modo parecido com o Kinect do XBox 360. Ele emite um tipo de luz invisível a olho nu, e assim que essa luz atinge o objeto é refletida de volta no sensor que consegue identificar o espaço dessa maneira.
Apesar de ser muito eficaz, essa tecnologia pode apresentar alguns problemas caso tenha outro sensor Tof próximo, ou ainda uma fonte de luz muito forte por perto.
Como funcionam as câmeras sob tela
As câmeras sob tela são na verdade uma tecnologia que caminha aos poucos pelo mundo tech. Já existem alguns projetos de aparelhos a serem lançados com a tecnologia, mas nenhum se concretizou efetivamente.
Para que esse tipo de câmera funcione bem é necessário que uma das camadas da tela fique transparente, e deixe a luz passar por ela até chegar à câmera. No entanto, ainda é um desafio fazer com que a quantidade certa de luminosidade atravesse o display para que uma imagem de boa qualidade seja produzida.
Além disso, o fato de haver uma camada extra de vidro sobre a câmera também atrapalha um pouco o resultado final. Por isso, para captar boas imagens utilizando essa tecnologia ainda é necessário que as empresas analisem esses pontos, e descubram uma forma de contorná-los.
Pra que servem duas câmeras
Hoje em dia é bem difícil encontrar um aparelho que não tenha, no mínimo, 2 sensores de câmera. Na maioria das vezes, ter um sensor extra faz bastante diferença no resultado final, porque quando as lentes trabalham em conjunto podem produzir resultados muito melhores.
Em outros casos, as lentes ainda podem funcionar individualmente, mas ainda assim é interessante ter um aparelho com mais de uma câmera, para que dessa forma você possa explorar várias maneiras diferentes de fotografar. Como falamos no tópico sobre tipos de lentes, elas têm as mais diversas funções, e vale escolher uma que seja ideal para as suas necessidades.
Como escolher a câmera do celular
Para escolher a câmeras de celular, a maioria das pessoas tende a observar somente a quantidade de MegaPixels, mas além dele, há vários outros pontos que precisam ser analisados. Inclusive, caso o aparelho tenha um software não muito bom, por exemplo, e uma câmera de muitos Mp, pode ser que ele produza imagens de péssima qualidade porque não suporta bem aquela câmera.
Um dos pontos principais para se atentar é no pós-processamento da imagem. É ele quem vai definir o resultado alcançado com a câmera, e combinado a um bom software, garante imagens incríveis.
Por último, ainda vale dar uma atenção especial à memória RAM e ao armazenamento do aparelho. Os dois estão diretamente ligados à leitura e processamento das imagens, e, por isso, também têm grande interferência nas fotos.
Manutenção de câmeras de celular
A manutenção das câmeras de celular pode ser algo complicado, como qualquer outro reparo, se não houver a devida atenção e cuidado com o procedimento. Como especialistas no assunto, nossa primeira indicação é que você analise bem o problema, e identifique-o corretamente.
Depois, é necessário escolher entre realizar a própria manutenção, ou levar a uma assistência técnica. Caso você escolha a primeira opção, já sabe que pode contar com os Guias Empório para conferir tutoriais com imagens e descrição passo-a-passo para realizar sua troca. Além disso, qualquer peça comprada na nossa Loja Oficial acompanha as ferramentas necessárias para realizar essa e várias outras manutenções simples.
Como tirar boas selfies
As selfies existem há bastante tempo, mas muita gente ainda fica com dúvida na hora de tirar uma. Por definição, uma selfie, na verdade, é qualquer foto que você tira de si mesmo sem precisar da ajuda de ninguém. Pode ser no espelho, sozinho, ou acompanhado, desde que você esteja segurando a câmera, está tirando uma selfie!
E pra garantir a selfie perfeita é necessário primeiro segurar o aparelho corretamente, certificando-se de que ele esteja firme, para que as imagens não saiam tremidas. Depois, escolha um bom ângulo e preste atenção ao fundo, ou cenário. Por último, ainda encontre uma boa luz para que sua câmera capte as melhores imagens. Vale usar uma ring light, luminária ou até mesmo a luz do sol, para ter um efeito bem legal.
Apps para edição de fotos
E depois de tirar a foto perfeita, é claro que é necessário alterar luz, cor etc para depois postar nas redes. Alguns apps fazem isso muito bem, e ainda são completamente gratuitos, tanto para iOS quanto para Android.
O VSCO, por exemplo, é um dos mais famosos quando falamos em fotografia. Ele até mesmo tem alguns filtros prontos, mas dá pra aproveitar bastante todas as funções que ele oferece. Outro app parecido com ele é o Photoshop Express. A versão mobile do editor de fotos mais famoso do mundo, tem também opções bem completas para editar as fotos de maneira bem simples e intuitiva.
Agora, se o plano é fazer montagens ou colagens com as fotos, o Picsart é uma opção muito boa. Ele oferece diversas ferramentas gratuitas, e que ajudam muito na hora de criar algo legal.
Para finalizar, o Facetune e o Snapseed, além das correções de cores e contrastes, contam com edições maiores e distorções simples. No entanto, a gente recomenda que você use esses recursos com bastante cautela sempre.
Como recuperar fotos apagadas
Tentar recuperar fotos apagadas com certeza é uma das principais dúvidas pra quem está sempre utilizando o celular. Algumas vezes, elas realmente não podem ser recuperadas, mas em outros casos é possível encontrá-las e acessá-las novamente.
Primeiro, se você tem o Google Fotos instalado, dê uma olhada por lá. Muitas vezes a nuvem acaba fazendo o backup automático das suas imagens, e você não precisa se preocupar em recuperá-las, só precisa fazer o download de volta para o celular.
No entanto, se você não tem nenhum tipo de nuvem onde guarda seus arquivos, pode tentar um app que recupere as imagens. O DiskDigger e o DigDeep são exemplos de aplicativos que recuperam arquivos excluídos do aparelho. Você pode tentar utilizá-los para encontrar aquela foto tão importante.
Como esconder fotos no iPhone
A pasta Oculta do iPhone é um ótima opção pra quem quer que as fotos não fiquem expostas no álbum principal. E pra colocar suas fotos lá, basta que você abra a imagem e clique sobre o ícone de compartilhamento. Depois, selecione a opção “Ocultar”. Sua foto automaticamente passa a fazer parte do álbum secreto, e para retirá-la de lá, faça ao mesmo, mas selecionando “Não Ocultar”.
Agora, se antes só era possível esconder fotos no iPhone deixando na pasta oculta, agora também é possível deixar esse álbum escondido temporariamente. Com a atualização do iOS 14, o usuário pode acessar os ajustes e desaparecer com essa pasta por algum tempo.
Para fazer isso é bem simples: vá até os Ajustes do aparelho, e procure por “Fotos”, Em seguida, basta desativar o “Álbum Ocultos” e pronto! Assim que quiser acessar o álbum novamente, só precisa fazer o mesmo procedimento, ativando o álbum ao invés de desativá-lo.
Gostou do nosso post? Se ainda tiver alguma dúvida sobre câmeras de celular é só escrever aqui nos comentários que a gente te ajuda.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.